segunda-feira, 10 de março de 2014

Como se Defender Desarmado




Estava bisbilhotando revistas antigas no Google Livros e me deparei com esta Popular Science de 1962 com um artigo de defesa pessoal sem armas desenvolvido pelo lutador de judô profissional Harry Ewen que ensinava técnicas para a policia. Resolvi compartilhar, pois um homem deve saber se defender em uma situação de perigo. Abaixo separei o passo-a-passo para se defender de confrontos frente-a-frente, abraço de urso, chutes e ataque com faca quando se está desarmado. Divirtam-se!

Três maneiras de se defender de ataques frontais

Chave de dedo


Segure os dedos mindinhos de seu oponente com seus dedões por baixo dos dedos indicadores (Fig.1). Os seus dedos do meio devem segurar as costas das mãos na parte do segundo dedo depois do mindinho de seu oponente (Fig.2). Mova seus pulsos girando para dentro aplicando força e empurrando o oponente. A reação dele será cair de joelhos para evitar que seus dedos quebrem. Quando ele cair de joelhos aplique uma joelhada em seu queixo para que ele seja nocauteado (Fig.3).


Quebrando Nariz

Primeiramente entrelace seus dedos (Fig.1) Erga seus braços para cima com força para que com seus antebraços possa desarmar o ataque do oponente. Continue até que suas mãos estejam acima da cabeça de seu oponente (Fig.2).  Abaixe as mãos com toda sua força batendo no nariz de seu oponente ainda com as mãos entrelaçadas (Fig.3). Praticando o movimento, você conseguira efetuar com mais rapidez.


Arm Lock Básico

Segure o antebraço direito do oponente com as duas mãos (Fig.1). Segurando o pulso de seu oponente firmemente, coloque o seu dedão na parte de dentro da mão como demonstra a figura e empurre seu braço com a mão esquerda (Fig.2).


Continue empurrando até ficar praticamente ao lado de seu agressor (Fig.3). Mantenha a mão dele elevada acima do resto de seu braço (Fig.4). Agora coloque todo o peso de seu corpo apoiando seu ombro nas costas do agressor, puxando o braço direito dele no sentido do ombro (Fig.5). Caso ele não se renda, acabará com o ombro deslocado.



Como Sair de Um Abraço de Urso Pelas Costas

Esta defesa funciona bem tanto com o abraço sendo por cima dos braços como também por baixo das axilas (Fig.1). Com os pés espaçados, dobre seus joelhos, abaixe e pegue o tornozelo direito de seu agressor com as duas mãos (Fig.2). Puxe a perna dele enquanto você levanta para que o mesmo seja jogado ao chão (Fig.3).



Defesa Contra Chute 

Cruze seus braços para se proteger do chute se abaixando (Fig.1). Assim que a canela de seu agressor fizer contato, feche sua mão esquerda segurando a parte de trás de sua perna (Fig.2). Assumindo que o agressor esteja usando sua perna direita, gire para direita e para frente jogando ele de cara no chão (Fig3). Assim que ele cair, acompanhe caindo para cima dele na posição final (Fig.4), seu antebraço esquerdo ficará apoiado na panturrilha e sua mão esquerda apoiada em seu bíceps direito e sua mão direita ficará no topo do pé do agressor.


Se Soltando de Alguém Puxando Cabelo        


Segure o pulso do seu agressor com sua mão direita. Segure a mão dele na sua cabeça (ou garganta) enquanto você vai girando para sua esquerda e levantando seu braço esquerdo (Fig.2). Abaixe o braço por cima do braço de seu oponente, colocando a sua perna esquerda em frente a ele (Fig.3). Se você fizer esta manobra rapidamente com certeza causará um grande dano ao seu agressor. Para praticar é melhor ir devagar. 


Duas Defesas Contra um Boxeador

Enquanto seu oponente ataca, gire para sua direita colocando todo seu peso em sua perna direita.  Levante sua perna esquerda e chute a perna do seu agressor com toda a força acertando direto no joelho, enquanto inclina seu corpo para trás para que o soco não o acerte (Fig.1). Outra maneira é defender-se do soco com seu antebraço e ir de encontro com o agressor o atacando com uma joelhada no estomago ou na virilha (Fig.2).



Como se Proteger de uma Facada

Assim que o agressor levantar sua faca (Fig.1), bata no antebraço dele com a parte esquerda de seu antebraço (Fig.2). Rapidamente puxe o ombro dele com sua mão direita trazendo ele para perto de você e para baixo enquanto levanta o braço direito (faca) com seu braço esquerdo (este movimento deve ser rápido e cauteloso), assim mantendo seu corpo longe da faca (Fig3).


Segure o pulso do agressor com sua mão esquerda e levante a mão com a faca para cima, enquanto ainda segura o ombro dele com sua mão direita (Fig.4). Agora mova sua mão direita do ombro dele para o cotovelo e empurre o cotovelo para baixo mantendo o braço da faca esticado (Fig.5). Torcendo o pulso do agressor enquanto você abaixa rapidamente o cotovelo dele. Enquanto o agressor não soltar a faca, continue aplicando força que facilmente o ombro dele será deslocado.




Lembramos que a melhor maneira é sempre tentar evitar o confronto. Apenas damos dicas aqui para em caso de emergência como se defender da melhor maneira. O blog não se responsabiliza pela aplicação das informações aqui contidas. Abaixo o link da revista que contém o artigo original em inglês.




 








Um comentário: