Expresso, macchiato, mocha...
Com as temperaturas caindo, o consumo de café durante o dia passa a aumentar e cada vez mais as cafeterias lançam mais tipos da bebidas. Abaixo você confere uma ilustração com alguns tipos e uma breve descrição dos mesmos, para você não ficar perdido na hora de fazer sua escolha.
Descrição:
O café expresso (do italiano caffè espresso) refere-se ao método de preparo da bebida, utilizando água quente sob pressão para passar pelo café já moído.
Espresso, em italiano, significa “retirado sob pressão”. Em português, o termo “expresso” significa rapidez.
Com fama adquirida na itália, embora sua criação seja francesa, é de se esperar que a escrita correta seja com s, assim como no idioma italiano. No entanto, a preparação da bebida é também ela bastante rápida (entre 25 e 30 segundos) pelo que o termo “expresso” também se adequa perfeitamente.
Geralmente é servido na xícara de expresso e consiste em um expresso “manchado” com o leite vaporizado. No Brasil, é conhecido também como “café com espuminha”. Muitos preferem tomar essa bebida, pois a crema do leite quebra um pouco o sabor intenso do expresso.
Muito comum na Itália, este café conta com a Panna (creme de leite fresco batido ou feito na coqueteleira). Considerando que alguns estados brasileiros não permitem a comercialização de leite fresco, apenas pasteurizado, muitas cafeterias substituem a Panna por chantilly.
Também conhecido como Café Cortado.
Tradicional da Austrália, é preparado colocando-se duas doses de expresso e completando com leite cremoso (crema do leite).
Muito comum nos Estados Unidos, trata-se de uma dose de expresso com creme half–and–half (composto de metade leite, metade creme de leite). Infelizmente, este café não é comercializado no Brasil, pois este tipo especial de creme não é comercializado.
O verdadeiro cappuccino apresenta 1/3 de expresso, 1/3 de leite vaporizado, 1/3 de espuma de leite na xícara de 150 a 180 ml. A espuma do cappuccino deve ser densa e cremosa, com temperatura de no máximo 60º para se tomar em goles. No Brasil, há o hábito de acrescentar canela ou chocolate.
Drink que conta com uma calda de chocolate, leite vaporizado, espuma de leite e uma dose de expresso. A mistura pode ser tri-fásica ou uma mistura de café com a calda de chocolate com a crema do leite por cima. Pode também ser conhecido pelo nome de Mocaccino, termo utilizado e criado por uma rede de cafeterias internacional.
Tipo de café preparado adicionando-se água quente no espresso e pode variar a quantidade de doses de espresso dependendo da região.
Mais fraco, praticamente um pingado feito com a crema do leite.
Red Eye é uma xícara de café de filtro para cada uma dose de espresso adicionado. Variações do efeito de Red Eye com base no número de doses do espresso, pode incluir o black eye, que é feita com duas doses de espresso, e os dead eye, o que é feito com três doses de café espresso.
Trata-se do café filtrado com leite aquecido ou fervido. Também pode apresentar-se como café expresso com leite vaporizado e uma fina camada de espuma de leite.
Nenhum comentário:
Postar um comentário